Sabia que o futuro da sua empresa depende da prospecção ativa?

Prospecção Ativa

O número de clientes que uma empresa possui é a forma mais básica de mensurar a sua atuação e sucesso no mercado. Afinal, quanto mais clientes o seu negócio tiver, maior será a renda e melhor será a sua credibilidade perante as pessoas.

Contudo, apenas a estabilidade financeira não é suficiente para garantir o futuro do negócio.

Muitos empreendedores apostam na prospecção ativa como estratégia para atrair mais consumidores. 

Essa técnica funciona da seguinte forma: a equipe de vendas busca por clientes que estejam interessados nos produtos que a empresa vende ou nos serviços que oferta.

Com essas informações em mãos, os colaboradores entram em contato para oferecer uma proposta. 

Há alguns anos, o digital não era tão desenvolvido. Assim, as vendas eram feitas, basicamente, por meio da publicidade off-line (anúncios em jornais e revistas impressos, rádio, televisão, panfletos, entre outros) e ligações telefônicas diretas.

Agora que você já conhece o que é prospecção ativa, vamos entender as razões de investir nesta estratégia e considerar algumas opções. Boa leitura!

Por que a sua empresa deve investir na prospecção ativa?

A prospecção ativa é uma estratégia bastante utilizada para criar interesse em possíveis clientes. A empresa deve investir nessa técnica, pois ela é a melhor forma de conseguir resultados, gerar renda e melhorar a reputação no mercado.

É importante ressaltar que a prospecção ativa deve ser feita por meio do contato direto com o cliente — e não esperando que ele procure pelo seu negócio, como acontece nas técnicas de inbound marketing.

Quais são as opções de prospecção ativa?

Agora que você já sabe o que é prospecção ativa e as razões de investir nela, vamos conhecer como essa procura pelos clientes pode ser feita. 

Confira alguns exemplos:

Cold Calling

Cold Calling (ou simplesmente Cold Call) é uma técnica de marketing que consiste em entrar em contato com clientes que não possuem relação com o seu negócio e não demonstraram interesse pelo que você oferece.

Nesse caso, o objetivo não é fechar uma venda no primeiro contato, mas, sim, prospectar e criar um vínculo com este consumidor para o futuro. 

Automação de e-mail

A automação de e-mail consiste em usar a tecnologia para aumentar o número de e-mails enviados e reduzir o trabalho manual. 

Por meio da automação de e-mail é possível nutrir e conduzir os leads até que eles efetuem a compra.

Redes sociais

As redes sociais foram criadas com o intuito de aproximar os usuários. Entre elas, o LinkedIn foi feito especialmente para os negócios, por isso as pessoas que estão por lá já esperam este tipo de abordagem.

Faça a prospecção da seguinte forma: solicite uma conexão, apresente-se e mostre o seu produto ou serviço. Evite ser inconveniente e tentar fazer a venda a qualquer custo. 

Para ficar por dentro de mais conteúdos como estes, siga a Move nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Nos encontramos por lá!

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

×