O que mudou no comportamento do consumidor com a pandemia?

startup, business, people

Infelizmente, a crise em virtude de covid-19 ainda não passou. No entanto, já pudemos perceber uma série de mudanças no comportamento do consumidor com a pandemia. Afinal, desde março de 2020, o Brasil está enfrentando esse cenário turbulento e desconhecido.

O comércio precisou fechar as portas, as pessoas precisaram se reinventar, as empresas precisaram adotar o home office e ainda há uma série de incertezas com relação ao futuro. 

Porém, já conseguimos coletar alguns insights importantes e que merecem destaque. Vamos conhecer quais são eles para que você possa analisar o que pode implementar na sua empresa referente ao novo comportamento do consumidor na pandemia? Continue conosco!

Home office

Não podemos deixar de citar que a tendência do home office já estava sendo implementada muito antes da pandemia. Diversas empresas (principalmente do setor da tecnologia) já estavam tentando, de forma tímida, implementar esse formato de trabalho a fim de aumentar a produtividade do time. 

Então, o home office merece destaque em duas situações: 

  • para os seus colaboradores: onde é preciso adotar ferramentas e medidas para que o home office realmente funcione;
  • para o seu cliente: ele também está enfrentando os desafios desse novo modelo de trabalho.

Portanto, saiba que as dificuldades, os problemas, os pontos positivos que os seus colaboradores estão experimentando no home office, muito provavelmente, são os mesmos do seu cliente. Aqui, já somos capazes de tirar algumas conclusões valiosas sobre o seu comportamento na pandemia, concorda?

Conforto e saúde

Outro comportamento do consumidor na pandemia que merece destaque é com relação ao conforto e saúde. As pessoas começaram a ter uma preocupação maior com a sua alimentação, atividades físicas e adotar hábitos que favoreçam a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Da mesma maneira, conforto é uma das palavras-chave do momento. Por exemplo: você sabia que nos Estados Unidos as vendas de jaquetas caíram em 33% e as de pijama aumentaram para 143%?

Esses dados refletem que as pessoas mudaram o seu comportamento de que é preciso trabalhar e estar sempre muito bem-arrumado. O importante é ser produtivo e adotar medidas que nos fazem felizes — nem que seja trabalhar em casa de pijama, não é mesmo?

Digital: uma das principais mudanças no comportamento do consumidor na pandemia

Se a sua empresa não tinha um posicionamento forte no universo digital, saiba que precisa repensar de forma urgente essas estratégias. Afinal, o consumidor passa mais tempo em casa e, por conta disso, adotou o hábito de fazer compras on-line — principalmente devido ao fechamento do comércio e ao isolamento social.

Isso significa que você precisa digitalizar o seu negócio. Se você vende produtos, aproveite para criar uma loja on-line. Se você vende serviços, aposte em um site completo mostrando os benefícios e as dores que a sua marca pode resolver.

É fundamental estar presente no universo digital gerando conteúdo de valor ao seu cliente. Afinal, tenha a certeza que ele vai pesquisar muito antes de investir em um novo produto ou serviço. Assim, se a concorrência tiver uma presença digital muito mais forte que a sua, a quem você acha que o consumidor irá recorrer?

Gostou de aprender mais sobre o comportamento do consumidor na pandemia? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo!

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

×