O que é Marketing de Conteúdo?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
content marketing, writers, content writers

Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound Marketing. Ele se resume em criar conteúdos e materiais de valor que conduzam o seu cliente pela jornada de compra. Com isso, ele utiliza estratégias a fim de mostrar ao seu público que a sua marca é autoridade no assunto e que merece a sua escolha.

O marketing de conteúdo visa entregar valor à sua audiência, por meio de conteúdos segmentados e direcionados. Inclusive, investir nessa técnica só trará benefícios para a sua empresa — seja ela de pequeno, grande ou médio portes.

Vamos aprender mais sobre essa estratégia? Continue conosco!

1. Por que investir no marketing de conteúdo?

Com o marketing de conteúdo você cria temáticas relevantes ao seu público. Da mesma maneira, consegue alcançar resultados mais satisfatórios no ambiente on-line. Além disso, ele ajuda (e muito) na hora de conquistar leads que sejam realmente qualificados ao seu negócio. Assim, as chances de conversão se tornam muito maiores e por um esforço menor. 

Vamos conferir o porquê você deve investir no marketing de conteúdo? Continue conosco!

1.1 Impulsiona a geração de leads

Além de aumentar o tráfego qualificado para o site e blog da sua empresa, o marketing de conteúdo ajuda a impulsionar a geração de leads. Afinal, quanto mais conteúdo relevante você postar, maior será a interação do seu público.

1.2 Gera vendas

Não podemos deixar de citar que as vendas são uma consequência de um marketing de conteúdo bem-feito. Afinal, como dissemos anteriormente, você conduz o seu cliente pela jornada de compra, entregando ao time de vendas leads realmente qualificados e que podem se tornar clientes com facilidade.

1.3 Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é uma das métricas que a sua empresa precisa avaliar. Você sabe quanto custa para adquirir um novo cliente? Pois bem, com o marketing de conteúdo você verá que esse custo se torna muito menor. Afinal, o investimento com publicidade e anúncios pagos se tornam inferiores.

1.5 Melhora a experiência no pós-venda

Outra grande vantagem do marketing de conteúdo é que ele permite melhorar a experiência do seu cliente, principalmente no pós-venda. Isso acontece porque você pode continuar se relacionando com ele, mantendo-o perto da sua marca. Assim, conquista um público fidelizado e que, muito provavelmente, voltará a fazer negócios com a sua empresa.

2. Quais são os principais formatos para explorar?

Um dos pontos positivos do marketing de conteúdo é que ele permite explorar diversos formatos de ideias. 

Assim, por exemplo, vamos imaginar que o seu cliente não utilize as redes sociais (o que duvidamos muito); no entanto, você pode alcançá-lo com o marketing de conteúdo no blog. 

Enfim, esse é apenas um exemplo para ilustrar que existem diversos caminhos que contribuem para adquirir um ótimo alcance orgânico para a sua marca. Veja algumas ideias.

Blog Post

Os conteúdos de blog são os mais populares na produção de conteúdo. Ele permite conquistar uma audiência qualificada e ainda aumenta o tráfego do seu site — o que é ótimo para tornar a sua marca ainda mais conhecida.

E-books e Whitepapers

Os e-books são conteúdos ricos que permitem explorar um material mais avançado, entregando valor e conhecimento ao seu cliente. Ele costuma ser grande (normalmente contendo 2000 palavras). 

No entanto, outro formato que está se tornando muito popular são os whitepapers. Não tem mistério: também é um conteúdo rico, como o e-book, no entanto, em um formato mais curto (para você ter uma ideia, existem whitepapers com 1000 palavras).

E-mail 

O e-mail também é uma maneira de trabalhar com o marketing de conteúdo. Afinal, você pode integrá-lo ao blog da sua empresa ou a uma publicação nas redes sociais, por exemplo.

Podcasts

Você também pode utilizar o marketing de conteúdo em formato de áudio, como o podcast. Ele é muito semelhante a um programa de rádio, com a diferença de que você pode gravar um programa e deixar disponível em uma plataforma para o cliente ouvir quando quiser.

Guest Post

Você também pode fazer parcerias com outras pessoas e empresas, gerando autoridade de marca e conseguindo bons backlinks para a sua estratégia de SEO. O guest post pode ser definido como “artigos de convidados”, pois você convida pessoas especializadas em um determinado assunto para criar um conteúdo para o seu blog e vice-versa.

3. Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios do marketing de conteúdo para a sua empresa, que tal conferir algumas dicas para criar uma boa estratégia? Venha conosco!

3.1 Determine as personas do seu negócio

A persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal. Ela se baseia em fazer uma pesquisa com o seu público-alvo a fim de determinar quais são os seus:

  • sonhos;
  • necessidades;
  • desejos;
  • ambições;
  • problemas;
  • dificuldades;
  • dores;
  • dia a dia;
  • e muito mais.

Determinar as personas é essencial para encontrar a melhor linguagem. Além disso, fica muito mais fácil escolher o meio que a sua mensagem chega ao cliente de forma mais assertiva.

3.2 Defina os objetivos das suas estratégias

Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para nortear o marketing de conteúdo da sua empresa. Então, com essa técnica, defina quais são os seus objetivos, como: tornar-se autoridade no assunto, divulgar os produtos e serviços, aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados, dentre outros.

3.3 Estude o funil de vendas

A jornada de compras é o caminho que o cliente percorre antes de se tornar um. Por conta disso, definir a jornada de compra de acordo com o que o seu consumidor busca na internet é importante para conseguir conduzi-lo de uma maneira mais eficaz.

Assim, ao utilizar o marketing de conteúdo você cria conteúdos para todas as etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo). Dessa forma, impulsiona o seu cliente a percorrer por ele e chegar no objetivo final: decidir investir nos produtos e serviços da sua empresa.

>> Você também pode gostar de ler: Qual é a relação entre o funil de vendas e a jornada de compra?

3.4 Otimize o seu conteúdo

Pesquise muito sobre SEO, aprenda a utilizar as palavras-chave ideais para o seu negócio e otimize todo o seu site para os mecanismos de busca. Quando você cria conteúdos que fiquem nas primeiras posições do Google, por exemplo, é uma forma mais fácil do lead entrar no site da sua empresa e se tornar um cliente. Lembre-se: é preciso ser visto para ser lembrado, está bem?

3.5 Mensure os resultados

O marketing de conteúdo não tem uma receita de bolo. Ou seja, o que dá certo com uma empresa, pode não dar com outra. Então, o mais importante é definir as métricas mais importantes para serem analisadas (de acordo com os seus objetivos), fazer testes e investir em um plano de melhoria constante.
Gostou de aprender mais sobre o marketing de conteúdo? Se sim, aproveite e leia também: Google Meu Negócio: o que é e como funciona? Boa leitura!

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

×