Logística: o que é, como funciona, quais os tipos

packages, transport, delivery person-1020072.jpg

Movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Essas são as características principais da cadeia logística. 

O objetivo da logística é facilitar que um determinado produto chegue até o consumidor final de forma mais rápida e otimizada, passando, assim, por todas as fases necessárias dentro da empresa.

No conteúdo de hoje, você vai conhecer mais sobre logística. Assim, você poderá controlar a sua logística com excelência e, desse jeito, extrair o máximo de benefícios desse processo. Vamos lá?

O que é logística?

De forma simples, logística é a área do setor administrativo que fica responsável por planejar, executar e distribuir determinados produtos – principalmente em relação ao armazenamento e transporte. 

Dessa forma, ele visa garantir a chegada ao cliente de um produto com mais agilidade, eficiência e economia.

Ademais, de forma prática, a logística controla o estoque de maneira mais adequada possível, otimizando, assim, os processos para que os prazos da entrega sejam cumpridos. 

A logística está intimamente ligada ao porte e estrutura da empresa. Dessa forma, esse processo pode demandar uma rede mais complexa ou uma logística mais simples.

No entanto, em ambas situações, as empresas necessitarão de um excelente planejamento logístico e uma gestão da cadeia de suprimentos (supply chain); que iniciarão desde o armazenamento das mercadorias até a entrega dos produtos ao consumidor final. 

Como funciona a logística?

Passado o conceito de logística e como ela está inserida nas empresas, chegou a hora de conhecer como ela funciona. 

Assim, a logística pode ser dividida em dois tipos principais de atividades. Confira:

  • principais: dizem respeito ao transporte, gestão do estoque e o respectivo processamento dos pedidos;
  • secundárias: estão ligadas à armazenagem, gestão dos produtos, compras e sistemas de gestão (justamente para auxiliar esse processo).

Além das atividades, a gestão logística pode ter sua organização feita a partir de três etapas principais, a saber:

  • suprimentos: é a etapa em que ocorre a gestão das matérias-primas e o suprimento para as indústrias (passando pelo contato com fornecedores, transporte, armazenamento e a distribuição);
  • produção: aqui, ocorre um controle dos códigos de estoque dos produtos (SKUs), fluxo constante de materiais, abastecimento e o começo da distribuição do produto;
  • distribuição: organização das solicitações feitas pelos clientes e formas de distribuição (nesta etapa, é adicionada a gestão do estoque, armazenamento e a consequente entrega).

Quais são os tipos de logística?

Hoje em dia, existem diversos tipos de logística. 

Isso porque, cada uma possui especificidades que atendem às reais necessidades e objetivos das empresas. 

Os tipos mais utilizados no mercado você confere a seguir.

Logística de produção

Utilizada para acompanhar o processo em que a matéria-prima será convertida no produto final. 

Assim, o responsável deverá coordenar as fases da produção e montagem. Dessa forma, garantirá que as estações de trabalho estejam sempre abastecidas e que os materiais sejam armazenados de forma adequada.

Logística de distribuição

Parte da logística responsável pela criação do planejamento das entregas. Outra característica dessa logística é a reposição dos estoques, observação de prazos de validade e supervisão da carga e descarga de materiais.

Logística reversa

A principal função da logística reversa é com relação ao planejamento do retorno dos materiais à empresa.

Algumas empresas, como fabricantes de óleos, pneus e agrotóxicos são obrigadas, por lei, a implementar políticas que promovam a logística reversa.

Gostou de aprender mais sobre a logística? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

×