Como estruturar o processo de vendas da minha empresa?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
mark, marker, hand

O processo de vendas pode ser entendido como um conjunto de atividades, objetivos e regras que precisam ser atendidos por toda a área comercial de uma empresa. 

Além disso, ele precisa ser ensinável, escalável, previsível e mensurável. Afinal, a sua aplicação é uma excelente estratégia para se obter maior eficiência e, consequentemente, maior produtividade.

Esses benefícios promovem uma redução da margem de erros durante os processos operacionais. Por conta disso, a criação de um excelente processo de vendas deve ser a prioridade na sua empresa. 

Neste post, você vai conhecer algumas dicas para estruturar o seu processo de vendas e, dessa forma, extrair ao máximo seus benefícios. Vamos lá?

Defina os seus objetivos de curto e médio prazos

Antes de qualquer ação, é importante definir os seus objetivos de curto e médio prazos. Por quê? Porque eles são essenciais para a saúde da sua empresa. Além disso, por meio deles, você identifica quais mudanças precisam ser feitas para que as metas comerciais se consolidem. Veja alguns exemplos:

  • exemplo de objetivo de curto prazo: realizar um treinamento para o time comercial com o foco em fechamento de vendas;
  • exemplo de objetivo de médio prazo: elaborar uma estratégia de marketing digital que seja eficiente na geração de leads.

Determine quais são os KPIs para atingir os objetivos

Os KPIs são métricas que possibilitam analisar o desempenho do seu time de vendas. Logo, quando há a definição correta dos KPIs, o gestor comercial consegue otimizar o processo de venda mensalmente.

Dessa maneira, garante que sua equipe de vendas priorize as ações que trazem maior retorno com relação ao fechamento das vendas. 

Converse com o time de vendas de forma periódica

Conversar com seus vendedores sobre suas atividades é fundamental para estruturar bem o seu processo de vendas. Afinal de contas, um bom papo, em uma sala climatizada e um ambiente tranquilo, vai lhe dar condições de passar os objetivos para o seu time da melhor maneira possível, concorda? 

Essas reuniões periódicas são importantes para identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa e dos processos. Assim, é possível avaliar quais são os erros e acertos e investir em um planejamento estratégico baseado em dados reais do seu negócio.

Determine quais são os processos de vendas

Os processos de vendas são os responsáveis pela eficiência e durabilidade no relacionamento da sua empresa com o seu cliente. Além disso, eles são importantes para construir um time de vendas com um grau máximo de desempenho. 

Logo, quando você determina os processos de vendas, deixa claro para os vendedores o que a empresa espera que cada um faça. Dessa forma, os objetivos, certamente, serão atingidos de forma mais rápida. 

Treine o time para ter um bom processo de vendas

Não se engane: por mais que o seu processo de vendas seja incrivelmente bom, se o seu time não tiver uma capacitação adequada, de nada adiantará. Portanto, procure investir na qualificação de forma continuada. 

Isso promove uma ampliação do potencial capital humano da sua empresa. Afinal de contas, quanto mais atualizados os seus vendedores estiverem, maiores serão as chances de haver uma rápida conversão de clientes. 

Acompanhe e meça o desempenho de vendas com um sistema de CRM

Para que um vendedor profissional consiga tirar um proveito maior de suas vendas, é muito importante que ele saiba utilizar um bom sistema de CRM. 

Esse sistema, por sua vez, permite que você acompanhe o histórico completo do relacionamento com o seu cliente. Além disso, o CRM é importante para planejar e programar as ações que precisam ser feitas para que a venda realmente seja efetivada. 

Gostou de aprender mais sobre como estruturar o processo de vendas? Se sim, aproveite para ler também: 3 técnicas de venda para representantes comerciais. Boa leitura!

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

×