Canais de relacionamento: por que investir neles?

Se a sua empresa quer fidelizar clientes, conquistar promotores para a sua marca e criar uma experiência incrível de compra, precisa apostar em diversos canais de relacionamento. A notícia boa é que, atualmente, existem diversas opções, fazendo com que você tenha a oportunidade de variar os formatos para atingir o seu público.

Aqui, o grande segredo é fazer um estudo amplo sobre as preferências do seu público para identificar quais são os meios mais utilizados por ele. Afinal, convenhamos: o que pode funcionar com uma empresa, pode não gerar bons resultados com outra. 

Vamos entender mais sobre o assunto? Venha conosco e saiba mais!

Qual é a importância de apostar em diversos canais de relacionamento?

Quanto mais o seu cliente perceber que a sua marca se preocupa e se dedica em oferecer uma ótima experiência de compra, melhor. Quando a sua organização (seja ela de qualquer segmento ou porte) aposta em estratégias que otimizem o sucesso do consumidor, ele se torna fidelizado com mais facilidade.

Afinal, não há nada melhor do que ter uma ótima experiência com uma empresa, concorda? Quando isso acontece, a tendência é indicarmos essa marca aos nossos amigos, acompanhar o trabalho nas redes sociais, assinar a newsletter e muito mais. E isso tudo é perfeito para aumentar a autoridade de marca, tornar a sua empresa mais conhecida e, é claro (e muito importante!) vender mais.

Os canais de relacionamento devem fazer parte do planejamento estratégico do seu negócio. Ah, mas não pense que isso é uma tarefa simples, está bem? É preciso muito estudo, envolvimento, testes e mensuração de resultados para que você conquiste o sucesso.

Quais são os melhores canais de relacionamento com o público?

Agora que você aprendeu qual é a importância dos canais de relacionamento, precisamos conhecer quais são as principais alternativas para que você pode apostar. Vamos lá?

Redes Sociais

As redes sociais tiveram um crescimento enorme nos últimos anos. Elas permitem criar uma comunicação próxima com o seu cliente, além de humanizar a sua marca e estar sempre presente na vida do consumidor.

Inclusive, de acordo com um estudo realizado pela Cuponation, o número de usuários de redes sociais no Brasil ainda deve crescer 20% até 2023, chegando a 114,5 milhões de usuários ativos nessas plataformas digitais. Interessante, não é mesmo?

Além disso, as redes sociais permitem segmentar o público e impulsionar as publicações. Dessa maneira, você garante os melhores resultados para as suas campanhas estratégicas.

Chatbot

O chatbot é um programa que permite simular uma conversa de uma pessoa com o seu cliente. Ele é uma das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que responde às dúvidas do seu consumidor de uma forma rápida e eficaz.

Da mesma maneira, o chatbot é ótimo para captura de leads, pois faz com que o seu cliente deixe os seus dados de contato para que você possa continuar se relacionando com ele de forma estratégica.

E-mail

Um dos bons exemplos de canais de relacionamento é o e-mail. Afinal, ele não se resume apenas em vender um produto ou serviço, mas permite criar ótimos laços de confiança e credibilidade com o seu cliente.

Você pode criar mensagens personalizadas, estratégicas e até mesmo automatizadas para enviar para o seu banco de dados segmentado. Além disso, é um formato que apresenta um ótimo custo-benefício.

Site e Blog

Ter um site bem construído, com informações claras e objetivas faz com que o seu cliente encontre todos os dados que precisa. Portanto, ele também é considerado um ótimo canal de relacionamento, pois o cliente pode conferir as informações na sua página e entrar em contato em um campo específico para tirar as suas dúvidas, agendar um horário, dentre outras ações.

Da mesma maneira, o blog (que pode estar inserido dentro ou fora do seu site), é extremamente importante para você criar conteúdos e diversos materiais de atração, consideração e decisão. Assim, fica muito mais fácil conduzir o cliente pela jornada de compra com mais facilidade.

Representação Comercial

Apostar em uma empresa especializada em representação comercial também é um ótima alternativa para criar ótimos canais de relacionamento com o seu público. Essa alternativa, além de ser muito eficiente, apresenta um ótimo custo-benefício para qualquer tipo de negócio.

A representação comercial, além de criar bons relacionamentos com o seu cliente, ainda traz a grande vantagem de fechar vendas com mais facilidade, trazendo um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) e, é claro, aumentando a lucratividade do seu negócio.

Comunicação com o cliente

Como ter sucesso nas campanhas?

Agora que você aprendeu quais são os principais canais de relacionamento e a importância de apostar nessa estratégia para o sucesso da sua marca, vamos conferir algumas dicas para ter sucesso nas suas campanhas? Confira:

  • Determine as personas do seu negócio: as personas são personagens semificticios que representam o comprador ideal; essa estratégia permite conhecer melhor o seu cliente e direcionar a linguagem;
  • Crie um planejamento estratégico para cada canal: independentemente se você escolheu um ou todos os canais que citamos neste conteúdo, crie um bom planejamento estratégico para que as suas campanhas alcancem o sucesso;
  • Faça testes: não se frustre se alguma campanha em um dos canais de relacionamento não deu o resultado almejado; o mais importante é fazer testes e evoluir sempre;
  • Invista em indicadores de desempenho: você só saberá se as campanhas estão dando resultados se mensurar a sua performance, certo? Portanto, aposte em diversos indicadores de desempenho para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado;
  • Aposte no poder do omnichannel: mais do que estar presente em diversos canais de relacionamento, investir no omnichannel é muito importante para melhorar a experiência do usuário e fidelizá-lo com mais facilidade.

E aí, você gostou de aprender mais sobre os canais de relacionamento? Precisa de uma ajudinha para turbinar o comercial da sua empresa e fidelizar clientes? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Move Reps

Move Reps

Consultoria & Representação

Somos uma agência de representação comercial com propósitos definidos em Business Development e Marketing Digital.

Mais posts

Siga-nos

× Como posso te ajudar?