Na era da informação, os dados são fundamentais para as relações comerciais, lidar com este universo de informações é um diferencial competitivo para empresas de todos os tamanhos. Afinal, a assertividade na prospecção de clientes ainda é o grande gargalo das empresas em especial as PMEs.

Big Data como ferramenta de Prospecção – Os bancos de Big Data são fontes inesgotáveis de dados e informações para empresas. Por meio deles, é possível traçar perfis completos e encontrar potenciais clientes, se tornando uma ótima solução de prospecção.

Após definir o foco de atuação do trabalho de vendas, a inteligência comercial utiliza ferramentas para validar os dados e assim qualificar os possíveis clientes, sempre pensando no cliente ideal.

O próximo passo é criar um fluxo de e-mails personalizados de acordo com as informações coletadas para ‘conversar’ com os clientes em potencial. Ou seja, não basta apenas criar o interesse inicial. É preciso constantemente gerar engajamento e mostrar valor de sua solução, produto ou serviço oferecido para, assim, evoluir no processo de compra.

Portanto, o Big Data é uma estratégia importante no atual cenário para melhorar o processo de prospecção de clientes. Mas é fundamental também se atentar a detalhes, como as leis de proteção de dados.

O uso de Big Data e a LGPD – Previsto para implementação em agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n.º 13.709/2018) será uma verdadeira revolução no setor.

De olho no principal recurso das empresas (Big Data) de comunicação e marketing, a lei diz que é preciso a autorização do usuário para captação das informações pessoais. Além disso, as empresas devem fazer um esclarecimento quanto ao uso de dados e o direito do usuário de removê-los da base da empresa, uma vez que o descumprimento de tais leis podem acarretar em pesadas multas, que chegam a 2% do faturamento anual bruto ou até R$ 50 milhões.

Em linha com mercado – Mudanças constantes no comportamento de compra dos clientes, as empresas precisam investir constantemente em novas estratégias de atração.

A Move oferece soluções em vendas para PMEs. Quer saber mais CLIQUE AQUI.

fonte: Exame.com.br/negocios 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *